SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO EM SERGIPE


Diversas ações foram programadas em Sergipe para celebrar a Semana Mundial da Amamentação. Os eventos realizados é uma parceria da Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe) com a  Universidade Tiradentes e a Maternidade Santa Isabel.

Na segunda-feira (5), foi realizado na UNIT Farolândia, em Aracaju, um evento onde houve debate sobre assuntos como “A importância dos profissionais de saúde na amamentação”; “A importância das doações de leite humano”; “Os desafios da promoção da amamentação”; e mais. No dia seguinte (6), foi a vez do “Arrastão da chupeta”, na Maternidade Santa Isabel, em Aracaju.

Já no quarta-feira (7) ocorreu o “Seminário e promoção da amamentação”, na UNIT de Estância. Na ocasião, os temas em debates versaram sobre “Mitos e desafios que envolvem o aleitamento materno”; “Importância do aleitamento materno na UTI neonatal”; “Promoção do aleitamento na gestação”; e mais.

Na quinta-feira (8), por sua vez, foi realizada na Maternidade São José, em Itabaiana, a “Caminhada em prol da amamentação” e o “Ato do mamaço”, na Parça do Chiara.
Já na sexta-feira (9), encerrando as atividades de celebração da SMAM aconteceu no Parque Augusto Franco(Parque da Sementeira) em Aracaju o Mamaço.
O Mamaço é mais uma importante ação, que visa reunir as mães e seus bebes para conscientizar a população sobre a importância da Amamentação e os seus benefícios.

O leite materno é o alimento mais acessível, seguro, completo e oportuno por estar disponível no tempo certo, na quantidade adequada, com incontáveis vantagens, para bebês e crianças pequenas em qualquer situação socioeconômica, em qualquer lugar do mundo.

É o alimento mais valioso do mundo, rico em nutrientes que protegem a saúde do bebê devido à presença de milhões de células vivas que reforçam o sistema imunológico, milhares de proteínas que ajudam no crescimento e desenvolvimento,  além de uma grande quantidade de enzimas, vitaminas, minerais e anticorpos.